Classificação do leite
A matéria informa que, atualmente, há três tipos de leite disponíveis no mercado. A classificação dos tipos de leite considera somente a origem e tratamento do produto na fazenda. Não são considerados processos adicionais, que geram o leite sem lactose ou semidesnatado e desnatado, por exemplo. Vale ressaltar que, no processamento do leite, a legislação determina que todos os tipos industrializados passem por processos rígidos para garantir a segurança, valor nutricional e sabor do leite.
Já conhece as diferenças entre os tipos de leite que você encontra nos supermercados?
Afinal, o que é o Leite A2?
A reportagem explica que o leite A2 vem exclusivamente de vacas com o gene A2A2, que produzem leite com uma proteína específica. A presença desta proteína torna o leite A2 naturalmente mais fácil de digerir, sendo benéfico para muitas pessoas que sentem desconforto ao ingerir leite.
O leite A2 pode ser processado e comprado tanto como leite tipo A (envasado diretamente na fazenda) ou leite UHT (leite na caixinha, processado nos laticínios). Ainda, existem derivados de leite produzidos com leite A2, como iogurte, manteiga e até doce de leite!
Como saber se o leite é do tipo A2 antes de comprar?
Sempre verifique o rótulo do produto. O leite A2 apresenta esta informação de três formas:
- “Leite produzido a partir de vacas com genótipo A2/A2”
- “O leite A2 não promove a formação de BCM-7 (betacasomorfina-7), que pode causar desconforto digestivo”.
- Selo do programa de certificação Vacas A2A2:
Lembrando que o leite A2 vem de vacas com uma genética específica. Assim, procure o selo na embalagem! A certificação garante que o produto que você adquire contém 100% de leite de vacas A2A2.
Para conhecer as marcas de leite e derivados A2 certificados, clique aqui.
Conteúdo adaptado de Leite A, A2 ou intermediário? Saiba o tipo que você bebe; publicado no g1 em 17/05/2023; acessado em 20/05/2023