INTEGRAL CERTIFICAÇÕES AGORA É FAIRFOOD

Sustentabilidade e práticas regenerativas – Workshop Embrapa Gado de Leite
embrapa

Publicado em

FairFood marca presença no Workshop, realizado na Embrapa Gado de Leite, nos dias 25 e 26 de julho, que reuniu stakeholders em torno do tema ‘Pecuária de Leite Regenerativa’, com foco na integralização entre a ciência e o campo.

O encontro foi coordenado por Luiz Gustavo Ribeiro Pereira, Fernanda Samarini, Mauro Sérgio Teodoro e Thierry Ribeiro Tomich, todos do time da Embrapa Gado de Leite.

“Reunir stakeholders da cadeia e discutir os rumos da pecuária ao caminho regenerativo é desafiante, mas essencial! Precisamos reconectar nossos sistemas produtivos à natureza. Sustentabilidade e Lucratividade caminham juntos! Saúde do solo, pegada de carbono, bem-estar animal são variáveis que indicam eficiência produtiva! Temos que medir para evoluir! Gratidão em poder ver o despertar da intenção regenerativa nos elos mais importantes da cadeia produtiva!”, Luiz Gustavo Ribeiro Pereira, Pesquisados Sênior – Embrapa.

A abertura foi conduzida de forma muito cativante por Elizabeth Nogueira (Chefe Geral – Embrapa Gado de Leite) e os temas apresentados e discutidos no encontro foram: ‘Macroanálise da situação ambiental brasileira e as expectativas globais’ , ‘Expectativa ou intenção Regenerativa?’, ‘Design de paisagens multifuncionais e avaliação da sustentabilidade de sistemas integrados para produção de leite’, ‘Plantas para Cobertura de Solo e Adubação’, ‘Estratégias para Compostagem e possibilidade de uso em fazendas de leite’, ‘Práticas Regenerativas para fazendas de leite no Programa Net-Zero/Nestlé’, ‘Componente arbóreo e arbustivo em sistemas’ e ‘Indicadores biológicos e práticas para regeneração do solo’.

O time de palestrantes foi um ponto alto do encontro: Celso Eduardo Silva (Equilíbrio Rural), José Guilherme Marinho Guerra (Embrapa Agrobiologia), Luiz Gustavo Pereira (Embrapa Gado de Leite), Marco Antônio Leal (Embrapa Agrobiologia), Maurício Cherubin (Esalq-USP), Paulo César de Faccio Carvalho (UFRGS), Rogério Martins Maurício (UFSJ) e Virgílio Viana (Fundação Amazônia Sustentável).

A FairFood agradece pela oportunidade de participar, pela calorosa acolhida da família Embrapa Gado de leite, pela excelente oportunidade de interagir com pesquisadores, acadêmicos, produtores e indústria e, em especial, por ter feito parte da oficina de encerramento, para planejamento do projeto para fomentar a escalabilidade de sistemas regenerativos de produção de leite. Alerta de Spoiler: vem muita coisa boa por aí!


“Claramente, a escolha dos temas e dos professores/palestrantes foi feita de forma minuciosa. O conteúdo foi muito completo e me fez repensar várias coisas. Saio instigada a buscar ainda mais conhecimento sobre o tema pecuária de leite regenerativa, saio com mais entendimento da complexidade do assunto, que é relativamente novo, e saio, também, com uma visão muito mais prática em relação às formas de tangibilizar as práticas regenerativas.”, Heloise Duarte, head de Inovação FairFood.

“Um ponto alto do Workshop foi a contextualização da necessidade de ação contra as mudanças climáticas e, de fato, sobre como temos extrapolado os limites planetários nesta e em outras frentes, como perda de biodiversidade, poluição química e outras. Não há dúvidas do tamanho do desafio, e estas oportunidades de conversar sobre mudanças de rumo na pecuária leiteira do Brasil são fundamentais para traçarmos a rota mais sustentável. Buscar o equilíbrio e combinar soluções, sistemas e práticas parece ser um caminho viável, não envolvendo, necessariamente a busca por um formato único para todos os cenários e regiões. É necessário definir métricas, diagnosticar e identificar as ações que vem sendo tomadas, assim como comunicar ao consumidor os resultados destas iniciativas.” , Bruna Silper, Diretora técnica, FairFood.

À esquerda, Elizabeth Nogueira (Chefe Geral – Embrapa Gado de Leite) na abertura do evento.

À direita, Luiz Gustavo Ribeiro Pereira (Embrapa Gado de Leite), conduzindo a oficina.


Outros artigos