INTEGRAL CERTIFICAÇÕES AGORA É FAIRFOOD

Qual é a diferença entre Leite A2 e Leite Tipo A?
_a2

Publicado em

A classificação Leite Tipo A se refere a uma classificação regulatória do MAPA, relacionada ao processamento e ao sistema de produção do leite. O Leite A2 se refere a uma característica do leite relacionada à genética das vacas que produzem o leite (vaca A2A2).

Leite Tipo A

Leite A2

Classificação regulatória do MAPA, relacionada à produção e ao processamento do leite.

Característica relacionada à genética das vacas que produzem o leite (vacas A2A2).

O Leite Tipo A é uma classificação regulatória do MAPA quanto ao modelo de produção e sistema de processamento do leite.
O Leite Tipo A deve ser produzido por um único rebanho, dentro da própria fazenda em sistema fechado, ou seja, sem contato manual em nenhuma etapa da produção.
Obrigatoriamente o Leite Tipo A precisa ser pasteurizado e refrigerado, portanto, é fresco e precisa ser mantido na geladeira durante todo o período de estocagem e consumo.
O laticínio precisa estar localizado a no máximo 30 metros da ordenha, dentro da própria fazenda leiteira.

O Leite A2 é o leite proveniente apenas de vacas com o genótipo A2A2, ou seja, obtido a partir de animais selecionados e capazes de produzir apenas a beta caseína A2, uma das proteínas do leite que comprovadamente é mais fácil de ser digerida.
A característica da melhor digestão se deve à ausência de caseína A1, que em uma parcela da população causa desconforto.
O Leite A2 não é indicado para quem é intolerante a lactose ou tem APLV (alergia a proteína do leite de vaca). O leite A2 é indicado para quem sente desconforto gastrointestinal ao consumir lácteos.

RESUMINDO

Leite Tipo A pode ser, também, Leite A2.

Mas nem todo Leite Tipo A é Leite A2.

E existe Leite A2 que não é Leite do Tipo A.

O leite A2 pode ser pasteurizado Tipo A, Longa vida – UHT ou só pasteurizado.. Busque pelo Leite A2 com a possibilidade de escolher o tipo de processamento que mais agrada seu paladar e que se adequa à sua rotina!

No caso de dúvidas em relação ao Leite A2, é só procurar o selo de certificação que garante que ele seja proveniente de vacas A2A2.

Leite A2, só certificado!

Outros artigos