INTEGRAL CERTIFICAÇÕES AGORA É FAIRFOOD

Consumo de lácteos – contra fatos não há argumentos
Sem título-1

Publicado em

A evidência científica permanece como o maior sustentáculo para a defesa e edificação de argumentos às opiniões falaciosas que descredibilizam e desqualificam a cadeia de produção e os benefícios agregados ao consumo do leite. O #BEBAMAISLEITE, em parceria com a Associação Brasileira de Produtores de Leite (Abraleite), ergueu argumentos pautados em pesquisas científicas sérias e confiáveis para apresentar ao consumidor os numerosos benefícios que a dieta com a inclusão de produtos lácteos proporciona à saúde. 

1. FONTE DE CÁLCIO

Embora existam outras fontes naturais de cálcio, como as verduras verde-escuras, o leite é a que confere maior biodisponibilidade do mineral. 

Comparativamente, seria necessário consumir 882 g de espinafre, 677 g de couve-manteiga ou 2,04 kg de brócolis para atender os requerimentos diários de cálcio – os quais são supridos pelo volume de leite correspondente à três copos.

2. REDUZ O RISCO DE DOENÇA RENAL

Os nutrientes encontrados nos lácteos influenciam diretamente a saúde dos rins, à medida que previnem o estresse oxidativo e a inflamação, fatores de risco para a doença renal crônica. 

3 MELHORA A SAÚDE BUCAL

Os probióticos lácticos possuem ação antimicrobiana, controlam quadros de inflamação gengival e conferem maior resistência ao tártaro em indivíduos portadores de periodontite. 

4. MATÉRIA-PRIMA DO QUEIJO

Encontrado no mundo todo, o queijo fornece um universo de possibilidades, aromas, texturas e sabores. Além disso, o sódio presente em sua composição pode constituir uma estratégia eficaz para reduzir o risco de doenças cardiovasculares em indivíduos mais velhos.

5. FONTE DE VITAMINAS

O leite é fonte de riboflavina (vitamina B2), vitamina B12, vitamina A, tiamina, vitamina B6 e vitamina D. Por exemplo, o volume de leite correspondente à dois copos suprem a exigência dietética de vitamina D das crianças, de maneira prática e acessível.

6. REDUZ OS SINTOMAS DA TPM

O consumo diário e regular de lácteos atua na redução dos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), efeito atribuído ao cálcio, mineral necessário para a síntese de serotonina, neurotransmissor envolvido na regulação do humor. 

7. FONTE DE ZINCO

O zinco é essencial ao desenvolvimento fetal. Com três porções diárias de leite e/ou produtos lácteos, cerca de 30% da recomendação de ingestão de zinco durante a gravidez é suprida.

8. PROMOVE SAÚDE ÀS CRIANÇAS E AOS ADOLESCENTES

A ingestão de leite está associada ao maior desenvolvimento linear de crianças e adolescentes.

Em populações nas quais a subnutrição infantil é realidade, o leite é alimento-chave para o desenvolvimento dos indivíduos em crescimento. Pesquisadores demonstraram, ainda, que o leite favorece o desenvolvimento cerebral e aumenta o escore cognitivo das crianças, graças aos componentes gangliosídeos, lactoferrina e membranas dos glóbulos de gordura, que são associados à capacidade de aumentar o aprendizado. Da mesma forma, os desenvolvimentos corporal, intelectual e neurológico dos adolescentes também foram associados ao consumo de leite e derivados.

9. FORTALECE OS OSSOS

Produtos lácteos, além de conterem cálcio, são ricos em lactoferrina (proteína com potencial para ativar os receptores de vitamina D e a osteogênese). Logo, leite e derivados são os melhores alimentos funcionais para a saúde óssea. 

10. MATÉRIA-PRIMA DA MANTEIGA

Além de ser deliciosa, a manteiga possui a gordura trans, que, ao contrário do que muitos pensam, confere benefícios à saúde, desde a prevenção à formação de tumores até a redução da porcentagem da gordura corporal. 

11. FONTE DE GORDURAS DO BEM

A gordura láctea aumenta o HDL (conhecido como “bom colesterol”), o qual, por sua vez, remove o LDL (o “colesterol ruim”), que pode se acumular nas paredes arteriais e formar as perigosas “placas” adiposas. 

12. COMBATE O VÍRUS DA COVID-19

A lactoferrina bovina, uma glicoproteína natural do leite, possui características bioativas contra vírus e outros patógenos.

No contexto atual, a mais relevante descoberta foi que a lactoferrina bovina combateu fortemente a infecção por SARS-CoV-2 in vitro, por meio de inibição direta e mecanismos imunomoduladores. 

13. PROMOVE SAÚDE ÀS GESTANTES

A ingestão de leite por gestantes protege o feto contra alergias alimentares, além de ser associada de forma significativa à menor reação alérgica contínua após um ano de idade do filho.

14. ALIMENTO SEGURO

O leite que chega à mesa do consumidor passa por numerosas fiscalizações, que consistem em testes e análises laboratoriais, desde que é coletado nas fazendas até o momento em que é comercialização nos pontos de venda. Quando fraudes e adulterações são identificadas, produtores e indústria são severamente punidos. 

15. AUMENTA A EXPECTATIVA DE VIDA

O aumento do consumo de produtos lácteos está associado ao menor risco de mortalidade por doenças cardiovasculares, em particular, por derrame.

16. AGENTE ANTI-INFLAMATÓRIO

Pesquisadores mostraram que a lactoferrina do leite REDUZ a inflamação induzida em células e tecidos pulmonares.

Logo, além de NÃO induzir a produção de pulmonar, o leite exerce importante ação anti-inflamatória.

17. AUMENTA A RESPOSTA IMUNOLÓGICA

Os Lactobacillus probióticos presentes no iogurte a secreção de citocinas, moléculas capazes de regular as respostas imunes do hospedeiro, de forma a reduzir as ocorrências de resfriados, tosses e coriza. 

18. PROMOVE SAÚDE AOS ADULTOS

A proteína do soro do leite (whey protein) é extremamente eficaz para promover aumento da composição muscular e da qualidade óssea em homens e mulheres. Por também conter outros numerosos nutrientes, o leite é um aliado importante para prevenir a perda da funcionalidade estrutural futura. 

19. FONTE DE PROTEÍNA DE ALTO VALOR BIOLÓGICO

O leite agrega a combinação perfeita das proteínas que possuem os aminoácidos necessários à manutenção da vida.

20. POSSUI AÇÃO ANTI-DIABETES

O leite é precursor do iogurte, alimento que possui baixo índice glicêmico e pode substituir outras fontes de carboidratos, de forma a reduzir a carga glicêmica da dieta e a propensão ao desenvolvimento de diabetes. 

21. MATÉRIA-PRIMA DO IOGURTE

Como se não bastasse a versatilidade e o sabor inconfundível, o iogurte contribui significativamente para a ingestão de nutrientes essenciais, exerce potente ação inflamatória e melhora a saúde intestinal.

22. ALIADO NA PERDA DE PESO

Produtos lácteos consumidos antes das refeições estimulam as respostas metabólicas, de forma a reduzir o apetite pré-refeição e a ingestão alimentar tardia. Logo, podem ser grandes aliados no processo de emagrecimento. 

23. FONTE DE MAGNÉSIO

O magnésio desempenha papel fundamental em funções fisiológicas do organismo, com destaque para o crescimento ósseo, o metabolismo energético e a regulação da pressão sanguínea. Sua ingestão pode ajudar a reduzir o risco de diabetes tipo 2, bem como diminuir a taxa de ataques cardíacos e derrames.

Particularmente para crianças, o leite é fonte fundamental do mineral, contribuindo com cerca de 10% a 30% da ingestão requerida total.

24. MELHORA A SAÚDE VASCULAR

A incorporação de queijos em dietas ricas em sódio é capaz de preservar a dilatação endotelial, configurando estratégia eficaz para a redução do risco de doenças cardiovasculares.

25. ALIVIA DESCONFORTOS INTESTINAIS

O consumo diário de leite fermentado é associado ao alívio do desconforto pós-prandial e da dor gástrica em adultos saudáveis. 

26. MELHORA A QUALIDADE DO SONO

Os nutrientes e compostos com propriedades anti-inflamatórias dos lácteos são associados à redução das interrupções respiratórias durante o repouso, distúrbio conhecido como apneia do sono.

27. PREVINE O CANCÊR DE MAMA

A lactoferrina do leite reduz a viabilidade e a taxa de multiplicação celular envolvidas no desenvolvimento do câncer.

28. PROMOVE SAÚDE AOS IDOSOS

Os produtos lácteos contribuem para combater as deficiências por macro e micronutrientes dos idosos, além de fornecerem componentes que promovem aumento ou manutenção das massas óssea e muscular dos indivíduos nessa faixa etária. 

29. PREVINE E COMBATE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

A ingestão diária do probiótico Lactobacillus, presente nos lácteos fermentados, aumenta as funções imunomoduladoras e anti-inflamatórias, de forma a proteger e amenizar os sintomas associados às doenças respiratórias.

30. MELHORA A QUALIDADE E A SAÚDE DA PELE

Pesquisadores avaliaram pessoas frequentemente expostas aos fatores de fotoenvelhecimento da pele e indicaram que os fosfolipídios do leite exerceram efeito fotoprotetor, aumentaram a hidratação da pele e reduziram o comprimento e a profundidade de rugas. 

A lista completa e as fontes da literatura científica consultadas para a apresentação das benesses dos lácteos ao público estão disponíveis na série de publicações do #BEBAMAISLEITE. Acesse os site https://bebamaisleite.com.br/ , explore mais conteúdos e apoie o único movimento do Brasil de incentivo ao consumo de leite e derivados!

Por Equipe Revista Leite Integral

Outros artigos